Está pensando em comprar um ar-condicionado, mas não sabe por onde começar? De fato, escolher o ar-condicionado ideal para o seu ambiente pode ser mais complicado do que se imagina, pois existem hoje diversos modelos, cada qual indicado para uma situação ou ambiente diferente. Por isso, vamos ajuda-lo nessa tarefa.
Existem basicamente três tipos de ar-condicionado: o de janela, o split e o portátil. Confira algumas dicas importantes para não errar na hora escolher seu modelo de ar-condicionado.
De janela
O ar-condicionado de janela foi o primeiro modelo desenvolvido e apesar de ter melhorado sua tecnologia como passar do tempo, não se compara aos modelos mais recentes. Ele é indicado para ambientes menores como quartos, ou salas comerciais pequenas, já que sua capacidade de refrigeração é menor e dos três modelos, este é o que gera maior ruído.
A vantagem deste modelo é o preço, porém, para instalá-lo é necessário quebrar a parede para abrir um buraco que seja do tamanho do equipamento e colocar um suporte para prendê-lo.
Split
Este é um modelo mais moderno, formado por duas partes, a que fica instalada dentro do ambiente, chamada de evaporadora, e a que fica na área externa, que é a parte do motor, responsável por esfriar o ar, chamada de condensadora.
Este tipo de ar-condicionado é indicado para qualquer tipo de ambiente, desde os cômodos menores até grandes espaços, pois existem diversos modelos com diferentes potências. Além disso, é o que gera menos ruído.
Para a sua instalação, é necessário inserir na parede a tubulação que liga a condensadora à evaporadora.
Na categoria dos Splits existem ainda os modelos chamados Inverters que são produtos um pouco mais caros que os convencionais, porém mais econômicos. Por isso, é importante também levar isso em consideração na hora da compra.
Portátil
Como o próprio nome já diz, a vantagem deste modelo é que você pode levá-lo para onde quiser. A única exigência é que ele deve ser colocado próximo a uma janela ou varanda para que se possa fixar o tubo extensor para promover a troca de ar.
A desvantagem desse tipo de ar-condicionado é que ele possui uma capacidade de refrigeração menor que os modelos anteriores e também gera ruído. Mas se você não pretende encarar uma reforma nas paredes, esta talvez seja uma boa opção.
A potência do aparelho
A potência de refrigeração do ar-condicionado é medida em BTUs (British Thermal Unit). E para determinar a quantidade ideal de BTUs do seu aparelho, é necessário saber o tamanho da área a ser refrigerada, em metros quadrados. Ou seja, quanto maior o espaço, mais potente precisa ser seu aparelho.
Além disso, é necessário levar em consideração a quantidade de pessoas que costumam ficar no local e outros elementos que podem gerar calor no ambiente como a geladeira e a televisão, por exemplo. Quanto mais geração de calor no local, maior deverá ser a potência do ar-condicionado para resfriá-lo.
Alguns cuidados
Antes de instalar seu aparelho verifique se a rede da sua residência ou escritório suporta esse tipo de instalação, pois em geral a alimentação dos aparelhos de ar-condicionado é de 220V.
Para que a instalação seja feita corretamente, é importante contar com a ajuda de profissionais capacitados e treinados. Se você já escolheu o modelo de ar-condicionado ideal para o seu ambiente, entre com contato com a Take&Delivery, ou clique aqui, que nós fazemos a instalação para você.