Ninguém gosta de ser pego de surpresa com o mau funcionamento ou a quebra do aparelho de televisão, não é mesmo? Pois isso sempre envolve um gasto não planejado a ser incluído no orçamento. E na atual crise financeira do país, que atinge a maioria da população, cabe avaliar cuidadosamente se vale a pena consertar a televisão ao invés de comprar uma nova.
Nessa hora, o primeiro passo é solicitar um orçamento para avaliar o custo do reparo. E para isso deve-se buscar um serviço de assistência técnica de confiança, com técnicos especializados, que atenda a marca do seu televisor e utilize apenas peças originais do fabricante. Para com isso, garantir a qualidade do serviço.
Os próprios técnicos recomendam que vale a pena consertar a televisão se o valor ficar entre 35% e 50% do valor de uma nova, o que abrange cerca de 90% dos defeitos dos televisores. Mas nos casos, por exemplo, em que é necessária a troca da tela, o custo acaba sendo inviável. Por isso, antes de decidir pela compra, avalie os custos do conserto.
Atualmente as empresas varejistas oferecem uma ampla variedade de televisores, com diferentes tecnologias e ainda contam com a facilidade do pagamento parcelado, tão utilizado pelos consumidores para bens de valores mais altos. Isso às vezes pesa bastante na hora de decidir sobre uma TV nova ou o conserto da atual.
É importante saber que hoje existem empresas como a Take & Delivery que oferecem o serviço de assistência técnica de diversos tipos de equipamentos, incluindo televisores, e você ainda pode pagar pelo conserto em até 10 vezes no cartão de crédito. Essa facilidade pode ajudar bastante a equilibrar os gastos inesperados.
Mas o preço não deve ser o único fator a ser analisado. Hoje em dia, a filosofia da indústria é estimular o consumo e não o reparo, mas para quem se preocupa com a sustentabilidade, e seus principais fundamentos – reduzir, reutilizar e reciclar, talvez seja adequado acrescentar um R a mais, o de reparar.
Além disso, é importante fazer o uso correto e consciente dos equipamentos, cuidando da sua conservação, mantendo-os limpos e bem cuidados, pois isso ajuda a prolongar sua vida útil. E porque não aproveitar a diferença do valor economizado entre a compra de um televisor novo e o reparo, numa poupança, ou então, num programa familiar? #ficadica