São tantos os modelos e tamanhos de televisão disponíveis hoje em dia que fica até difícil escolher. De qualquer forma, independente do modelo que você escolheu é importante se ocupar de fazer a instalação do seu equipamento corretamente, tanto para que você possa usufruir o potencial máximo dos recursos disponíveis no seu televisor, quanto para a segurança. Afinal, depois de investir uma boa quantia em dinheiro na sua TV, você não vai querer que ela sofra uma queda ou algum tipo de acidente que a danifique.
De maneira geral, os televisores são comumente instalados sobre algum móvel ou fixados na parede. Nós preparamos algumas dicas importantes sobre instalação de TV para que ela seja feita de forma segura e que você possa tirar o máximo de proveito do seu aparelho.
A primeira coisa que você faz quando compra uma televisão nova e tirá-la da caixa. Pode parecer uma tarefa simples, mas se você escolheu um modelo de tela grande, não se esqueça de pedir ajuda a alguém, para fazer isso de forma segura.
Se você mesmo for montar a base da TV, para instalá-la sobre um móvel, utilize as ferramentas corretas para evitar o desgaste dos parafusos. Antes de começar, apoie o aparelho em uma superfície plana, estável e que seja capaz de suportar o peso da sua TV enquanto você executa a montagem.
Verifique a resistência do seu móvel para se certificar de que ele não vai ceder com o peso da televisão e ficar envergado, principalmente se você optou por um modelo de tela grande com peso superior a 15kg. E se você tem crianças pequenas ou animais de estimação, talvez seja mais seguro pensar e fixar a TV na parede, para evitar acidentes.
Para instalar a televisão na parede, em primeiro lugar, escolha um modelo de suporte de boa qualidade e que seja adequado ao tamanho do seu aparelho. Além disso, ele precisa ser fixado na parede de forma correta e segura. Nestes casos, é recomendado que você conte com a ajuda de um profissional especializado. Caso o a instalação seja feita em uma parede de madeira ou drywall, será necessário utilizar parafusos e buchas específicos e outros itens recomendados para este tipo de superfície.
Outra coisa que você precisa levar em consideração é o posicionamento da sua TV. Em geral, se ela for colocada na sala, em frente ao sofá, recomenda-se que ela fique situada a uma altura de 1,20 metros. Já a distância entre a TV e o telespectador deve ser calculada de acordo com o tamanho da tela. Por exemplo, para telas entre 42 e 47 polegadas, considere uma distância de 2,70 metros e 3,20 metros; para um de 55 polegadas a distância precisa ser de 3,60 metros ou mais para que você possa assistir seus programas favoritos confortavelmente.
Se você for instalar sua televisão no quarto, o ideal é que ela fique na parede em frente à cama e a uma altura que corresponda ao alinhamento do centro da tela com os olhos de quem está no leito. Em relação ao afastamento, como este geralmente ultrapassa os 2 metros, por conta do comprimento da cama mais a distância até a parede, não é recomendável o uso de aparelhos com menos de 32 polegadas.
Fique atento também à luminosidade do ambiente, pois ela pode interferir mais, ou menos na qualidade da imagem, dependendo do modelo que você escolheu. Se a sua TV é de Plasma, o ideal é coloca-la em um ambiente com baixa luminosidade ou optar por cortinas do tipo blackout. Já para os modelos de LCD ou LED, a luminosidade externa não costuma interferir tanto na qualidade da imagem, pois as telas geralmente possuem uma camada antirreflexo.
Lembre-se também de planejar a instalação e acomodação do cabeamento, não só pela questão estética, mas também para o bom funcionamento da sua televisão e a segurança. Fios soltos ou pendurados podem causar acidentes.
Se você precisar da ajuda de um profissional especializado para instalar sua televisão com toda a segurança, é só chamar a Take&Delivery. É simples, rápido e fácil! Clique aqui e solicite um orçamento.