Consertar o smartphone ou comprar um novo, o que vale a pena?

Hoje em dia é muito difícil imaginar como seriam as nossas vidas sem os smartphones. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem mais de um smartphone ativo por pessoa. Só de pensar em ficar sem eles já dá até arrepio! E se eles quebram, o que fazer?

Com a crise financeira que vem se arrastando há alguns anos, optar pelo conserto ao invés de investir em um aparelho novo pode ser uma alternativa vantajosa. Isso pode ser notado pelo crescimento do mercado de conserto de celulares no Brasil. Segundo pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações, a procura por esse tipo de serviço cresceu cerca de 50% entre 2016 e 2017. E por outro lado, as vendas de celulares caíram em torno de 14% no mesmo período.

Por mais atraente que possa ser a ideia de trocar o smartphone quebrado por um novo, os aparelhos de última geração estão cada vez mais caros. E nem sempre o novo é melhor. Por exemplo, alguns dispositivos mais atuais podem ter telas maiores do que você gostaria ou serem mais pesados do que versões mais antigas. Talvez um aparelho novo gaste mais bateria do que o antigo, ou simplesmente você está tão acostumado a navegar no seu smartphone que seria difícil mudar tudo. Isso sem falar no tempo que você precisa dispor para configurar o novo celular, instalar todos os aplicativos e importar todos os contatos.

Mas será que vale a pena consertar? Essa é uma reflexão importante que pode representar uma boa economia para o seu bolso, já que muitos dos consertos podem custar menos de 30% de um aparelho novo. O valor depende muito do tipo de dano e da peça que precisa ser reparada. Pode haver casos em que o valor do conserto chega próximo ao valor de um smartphone novo, mas essa é a minoria dos casos.

A troca de telas quebradas e a substituição de baterias ineficientes são os procedimentos mais comuns, mas se seu aparelho caiu na água, teve algum componente queimado ou deu defeito na câmera, por exemplo, é possível consertar.

Um outro ponto positivo é que ao consertar seu aparelho ao invés de comprar um novo, você pode utilizar o dinheiro que economizou com outras coisas, como comprar itens de proteção extra para o seu aparelho ou fazer as coisas que mais gosta, como passear, jantar fora, sair com os amigos, comprar aquele presente para alguém especial… são muitas as possibilidades.

O fato é que, antes de tomar qualquer decisão, vale a pena consultar uma assistência técnica de qualidade para avaliar o defeito do seu aparelho e fazer um orçamento para o reparo. Só assim você poderá fazer a melhor escolha. Em sua avaliação, leve sempre em consideração o preço e o prazo do reparo, o preço de um aparelho novo, há quanto tempo você já tem seu smartphone e se ele apresenta múltiplos defeitos. Colocando todos esses elementos na balança a decisão fica mais fácil.

Se o seu aparelho quebrou e você está precisando de um orçamento rápido para o conserto, pode contar com a Take&Delivery. Nós damos vida nova para seus equipamentos sem você precisar sair de casa ou do trabalho. Clique aqui e confira! É simples, rápido e seguro.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá ????
Como podemos ajudá-lo?