Você sabia que, de acordo com a ONU, o Brasil está entre os países da América Latina que mais produzem resíduos de equipamentos eletrônicos? Em 2014 foram gerados 1,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico e apenas 2% foram descartados adequadamente. Isso contraria um dos conceitos mais difundidos atualmente, que é o da sustentabilidade.
O que é sustentabilidade?
A palavra sustentável vem do latim sustentare, que significa sustentar; defender; favorecer, apoiar, conservar, cuidar. Segundo Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega, “desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades“.
Este é um conceito complexo e bastante abrangente que envolve diversos setores da nossa sociedade e está diretamente relacionado à capacidade do ser humano interagir com o mundo a sua volta, de forma harmônica. A sustentabilidade aborda diferentes formas de empreender o desenvolvimento econômico e material sem agredir ou comprometer o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham disponíveis no futuro.
Sustentabilidade na prática
Uma das ideias mais difundidas para a prática da sustentabilidade é a dos 5 R’s – Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Repensar – antes comprar algo, reflita se você realmente precisa desse algo, se ele é de fato necessário.
Recusar – não utilize ou compre produtos que agridam ou causem prejuízos ao meio ambiente.
Reduzir – reduza o consumo de itens supérfluos ou de pouca durabilidade. Dê preferência para itens reutilizáveis ou que tenham maior durabilidade.
Reutilizar – reaproveite materiais já utilizados, doe roupas e objetos que você não precisa mais, crie novos objetos com materiais recicláveis. Use a criatividade!
Reciclar – separe o lixo e faça coleta seletiva na sua casa.
Atitudes simples podem fazer a diferença e contribuir para o futuro do planeta. Outra dica de atitude sustentável que também está contemplada na prática dos 5 R’s é consertar ao invés de comprar novos produtos. Isso vale para roupas, objetos, brinquedos e também para os equipamentos eletrônicos que citamos no início desse post.
Para que possamos reduzir o volume de lixo eletrônico é importante chamar a atenção para a conscientização da importância do conserto de equipamentos. Além de ser uma escolha mais econômica para o consumidor, também contribui para a sustentabilidade do planeta, evitando que novos produtos sejam produzidos e que mais matéria prima, água e energia sejam gastos.
Portanto, antes de descartar um equipamento que está quebrado ou apresentando defeito, verifique a possibilidade de dar vida nova a ele, optando por consertá-lo. E para isso, você pode contar com a Take&Delivery, sua assistência técnica para consertos e instalações. Para solicitar um orçamento, clique aqui e conserte seus equipamentos sem sair de casa.