O crescimento e a expansão internacional de companhias da China vêm chamando a atenção. Em menos de vinte anos, várias empresas de tecnologia chinesas chegaram à lista das maiores do mundo em valor de mercado.
A China está vivendo uma era de ouro na tecnologia. Nenhum outro país no mundo tem investido tanto em pesquisa e desenvolvimento e nem tem subido tanto nos rankings globais de inovação quanto a China.
Hoje é possível dizer que um dos maiores parceiros comerciais do Brasil é a China, berço de algumas das mais famosas empresas de tecnologia do mundo. De acordo o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), entre os anos de 2007 e 2016, empresas chinesas anunciaram investimentos no Brasil na ordem de 80 bilhões de dólares, e destes, 46 bilhões de dólares foram de fato investidos. São vários os setores envolvidos, desde a exploração de recursos naturais, tecnologia, indústrias diversas, finanças, agronegócio até a área de geração e transmissão de energia.
Das gigantes chinesas que estão invadindo o mercado brasileiro, gostaríamos de destacar a Xiaomi e Huawei, que, entre outras coisas, fabricam os tão desejados e indispensáveis smartphones. De cara, os seus aparelhos com preços mais acessíveis e características parecidas com as de marcas líderes, vêm atraindo a atenção dos consumidores.
Atualmente, mais da metade dos smartphones em circulação no mundo são de empresas chinesas. No Brasil, esse índice não chega a 20%, mas as expectativas são de crescimento, já que este ano tanto a Xiaomi quanto a Huawei voltam a vender smartphones no Brasil, mas desta vez, com novas estratégias.
A empresa brasileira DL passa a distribuir os aparelhos da marca Xiaomi de gama intermediária no varejo brasileiro. Os modelos atualmente disponíveis no mercado são o Redmi Note 6 Pro e o Pocophone F1.
Já a chinesa Huawei, que atualmente tem operações em quase todos os países da América Latina, está de volta ao Brasil com seus modelos mais sofisticados para concorrer diretamente com o Samsung Galaxy S10 e iPhone Xs.
Mesmo com um amplo caminho a ser percorrido no mercado brasileiro, não dá para negar que as possibilidades de crescimento são positivas. É só esperar para ver as chinesas dando trabalho para a concorrência.
E se você já aderiu aos smartphones da Xiaomi ou da Huawei ou está pensando no assunto, saiba que a Take&Delivery possui uma rede técnicos especializados nos aparelhos destas marcas, que estão aptos a prestar serviços de assistência técnica e reparos. Quando você precisar é só chamar a Take&Delivery!